top of page

Sobre terapia

Em alguns momentos de nossas vidas, podemos nos sentir encurralados em alguma situação difícil. Às vezes, sabemos exatamente qual é o problema, mas outras vezes temos uma sensação incômoda de que parece que algo estava errado. 

Na terapia, nós buscamos ter mais clareza sobre o que está acontecendo, observando como alguns pensamentos, sentimentos e crenças podem estar lhe afastando de uma vida mais completa de significado.

As psis Ana, Camila e Renata estão comprometidas a trazer acolhimento e uma postura livre de julgamento, para que você possa trazer suas vivências cotidianas, história de vida, seus pensamentos e emoções.

 

Desejamos que você se sinta seguro para se abrir,

estar vulnerável e ser gentil consigo mesmo.

Atuamos com a abordagem da Terapia de Aceitação e Compromisso, que tem como foco o momento presente. Isso não significa que seu passado não virá à tona, afinal entenderemos como a sua história de vida influencia as experiências recentes.

O que queremos é ajudá-lo a fazer escolhas mais efetivas e possíveis para lidar com os dilemas que acontecem fora e dentro de você. 

Estar em terapia é aceitar o convite de se observar, notar o que te distrai e de se movimentar, com coragem,  em direção ao que é realmente significativo e valioso. 

Sobre a ACT

Você já percebeu que nós tentamos fugir das nossas emoções

Alguma vez você correu para maratonar uma série porque não queria lembrar que estava triste ou frustrado

Você já deve ter passado por situações em que se viu preso nos seus pensamentos. Sabe quando a gente se enrola nas próprias ideias, ou cria cenários tenebrosos em nossas mentes? 

 

Tudo isso é corriqueiro para nós, humanos. É comum, também, que a gente se pergunte sobre o sentido da nossa vida, e o que estamos fazendo do nosso tempo na terra.

 

Essas são questões sobre as quais a Terapia de Aceitação e Compromisso (também chamada de ACT, do inglês “agir”) se propõe a olhar. Pode-se dizer que a ACT tem dois pilares principais a serem desenvolvidos no processo terapêutico:

 

  • a aceitação: uma forma diferente de lidar com emoções e pensamentos, dando abertura para elas, de modo que se tornem parte da experiência do momento presente e de nós mesmos, principalmente quando essa abertura pode nos levar a uma vida cheia de significado;

  • e o compromisso: olhar cuidadoso sobre os valores que cada pessoa carrega e como ela pode se comprometer com ações que a levem a sentir orgulho da vida que vive.

 

A Terapia de Aceitação e Compromisso foi desenvolvida nos anos 80 por Steven Hayes e colegas, a partir de pesquisas da Terapia Comportamental e da própria experiência de Steven com crises de pânico. A ACT conta com mais de 1000 ensaios clínicos randomizados e mais de 40 meta-análises. Para saber mais sobre a ACT, acesse os links abaixo, ou fale com uma terapeuta da Alba. ;)

©2023 por Palombina.

bottom of page